quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Rondônia terá moderno centro de diagnóstico por imagem

O Ministério da Saúde depositou, ontem, 11/12, na conta do Consórcio Intermunicipal da Região Centro-Leste de Rondônia (Cimcero), o valor de R$ 1,3 milhão para a compra de equipamentos para a instalação de um moderno Centro de Diagnóstico em Rondônia. Com o recursos provenientes do Fundo Nacional de Saúde, que destinei ao Cimcero por meio de emenda parlamentar, serão adquiridos um eletroencefalograma, um mamógrafo digital (primeiro com essa tecnologia no Estado), um tomógrafo digital, e um raio X digital.

Mamógrafo - imagem ilustrativa
A chegada destes equipamentos deverá reduzir consideravelmente a fila de espera para realização de exames clínicos que necessitam de diagnóstico por imagem, que atualmente é de três meses.

“Precisamos melhorar o atendimento em saúde no Estado, e tenho feito um grande esforço para ampliar os serviços, o número de médicos, de profissionais do setor, de unidades de saúde, de hospitais e também de equipamentos modernos para que os diagnósticos sejam feitos com precisão, segurança e rapidez”, salientou o senador Acir Gurgacz.

O local de instalação destes equipamentos ainda está sendo discutida pelo Cimcero com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Existe a possibilidade que eles sejam instalados em um único local, formando um moderno Centro de Diagnóstico por imagem, bem como sejam distribuídos em cidades polos. “Essa é uma decisão que será tomada com base em critérios técnicos, dentro da política de descentralização da saúde no Estado”, destacou Acir.

O presidente do Cimcero, João Nunes Freire, destacou que, independente do local, o mais importante é que o Estado garanta as condições para implantação, operação e manutenção destes equipamentos, uma vez que o custo é alto. “Esses equipamentos são fundamentais para a melhoria no atendimento em saúde no Estado, para que as pessoas saibam com mais rapidez e segurança o diagnóstico de suas doenças e façam o tratamento correto, portanto, agradecemos a emenda do senador Acir Gurgacz e vamos trabalhar junto com o governo do Estado para usá-los da melhor forma possível”, disse Nunes.


Tomógrafo - imagem ilustrativa
Os equipamentos de última geração são capazes de realizar exames precisos, rápidos e seguros, com imagens tridimensionais e resultados em 24 horas. O equipamento de radiologia digital, por exemplo, emite baixas doses de radiação e proporciona a visualização da imagem em computador e impressão da imagem à laser. O mamógrafo digital detecta qualquer alteração nas mamas, até mesmo as que não são detectadas pelo toque, e emite diagnósticos precisos. O tomógrafo previsto no edital, também é de ponta, com capacidade para reconstrução tridimensional por imagem de qualquer parte do corpo.

Atualmente, o Cimcero tem aprovado junto ao Ministério da Saúde o Centro de Diagnóstico Nathália Salomão Gurgacz, projetado para ser instalado em Ji-Paraná, mas que ainda não possui instalação física. Recursos da ordem de R$ 480 mil já foram empenhados pelo Ministério da Saúde para esta finalidade, faltando apenas a liberação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário