quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Reconstrução da BR-319 entra na pauta da CNI e CNC

Setores da indústria, comércio, agricultura e cooperativismo apoiam reconstrução da BR-319 e pretendem se unir em torno de uma campanha permanente pela reabertura da rodovia


A mobilização de forças políticas e econômicas em torno do projeto de reconstrução da BR-319 ganhou muitas adesões nesta semana em que a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado realizou uma diligência pela rodovia. Além do apoio de todas as instituições que participaram da diligência, na chegada a Manaus, representantes do comércio, da indústria e da agricultura de Rondônia se reuniram com o governo do Estado do Amazonas para solicitar apoio para uma campanha permanente pela reconstrução da rodovia.
O superintendente da Federação do Comércio de Rondônia (Fecomércio-RO), Rubens Nascimento, levou o tema para reunião da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) com o governador do Amazonas, Omaz Aziz, e conquistou o apoio de diversos empresários e da própria CNC para a realização de uma campanha pela reconstrução da BR-319.
Reunião da Fecomércio com o governo do Amazonas

Os empresários entendem que a reconstrução da rodovia é estratégica para o Brasil e será de grande importância para dinamizar a economia regional. “A reconstrução desta rodovia, a construção da ponte do Abunã e a construção da ferrovia transcontinental, com a conexão Porto Velho/Vilhena, são obras fundamentais para a economia da região Norte e precisamos unir forças para que elas sejam realizadas com urgência”, definiu Nascimento.

Essas três obras, segundo Nascimento, vão colocar Rondônia no centro logístico da América Latina, pois o Estado, através dos modais rodoviário, hidroviário e ferroviário,  terá saídas para o Pacífico, para o Caribe e Atlântico. “Teremos as rotas mais curtas e mais econômicas para o exportar a produção de alimentos das regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil, além de dinamizar o comércio com Manaus e com os países andinos, sendo que Rondônia se consolidará como um dos principais elos de integração do continente”, salienta o superintendente da Fecomércio.

A mobilização pela reconstrução da BR-319 também já foi encampada pelo Conselho Empresarial de Desenvolvimento da Amazônia Legal que também articulará forças para cobrar a reconstrução da rodovia pelo governo federal. O empresário Philippe Daou, diretor-presidente da Rede Amazônica de Rádio e Televisão, membro do Codema e entusiasta da proposta de recuperação da rodovia, manifestou apoio à iniciativa e disse que a Amazônia precisa dessa rodovia para possa se integrar de fato e fisicamente ao Brasil. “Este é o elo que falta para a integração física, cultural, política, social e comercial da Amazônia”, frisou Daou.

Reunião do Conselho de Agroindústria da CNI
O mesmo esforço para conquistar apoio à proposta de reconstrução da rodovia será empreendido pela Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero). O vice-presidente da instituição, Adilson Popinhak, levou o assunto para a reunião do Conselho Temático de Agroindústria (COAGRO) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), no dia 4 de dezembro. “Hoje a BR-319 é a pior rodovia do país, mas ela pode ser um modelo de rodovia de integração regional, um modelo de rodovia sustentável, que servirá como instrumento de proteção da floresta, bem como para dinamizar a economia regional”, frisou. Na reunião, empresários de todo o país reconheceram a importância da rodovia e prometeram apoio a campanha que está sendo formulada pela reconstrução da BR-319.


O senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que foi o autor do requerimento para realização da diligência na BR-319 irá apresentar o relatório da diligência no próximo dia 6 de dezembro, em audiência pública da Comissão de Agricultura do Senado, em Brasília. Algumas instituições que participaram da diligência também devem apresentar suas impressões sobre a rodovia e a proposta de reconstrução. “O esforço agora tem que ser concentrado para que possamos fazer a manutenção do trecho do meião já no próximo ano e iniciar a sua reconstrução completa em 2015”, frisou Acir.

Senador Acir Gurgacz durante a travessia de balsa do rio Amazonas




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