sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Nelson Mandela, Nobel da Paz, símbolo da liberdade e da democracia



Nelson Mandela soube promover a paz, a unidade e a compreensão em um país que tinha tudo para se fragmentar no final do sistema do Apartheid. Preso por sua luta contra esse sistema de segregação racial  que perdurou de 1948 a 1994 em seu país e impôs duras restrições aos direitos da maioria negra, Mandela foi libertado em 1990. Diferentemente do que poderia se imaginar, saiu da prisão e ao invés de buscar punição para o sistema, lutou bravamente para que o país ultrapassasse o trauma do Apartheid unficando negros e brancos.
Mandela nos deixa um legado indiscutível: a certeza de que a paz é a melhor saída, sempre.

Abaixo, o texto na íntegra da homenagem a Nelson Mandela no plenário do Senado.



Neste momento de tristeza para a humanidade, presto aqui minha homenagem à memória do grande líder mundial, o sul-africano Nelson Mandela, que ontem deixou esta vida terrena, aos 95 anos. Nelson Mandela, que foi o primeiro presidente negro da África do Sul, nos deixa um grande legado humanista com sua luta pela igualdade racial, pela inclusão social dos mais pobres e principalmente pela democracia e LIBERDADE.
Durante toda sua vida, Mandela lutou pela libertação de seu povo do apartheid racial implantado pelos colonizadores ingleses na África do Sul. Preso durante 27 anos por lutar contra este regime segregacionista, é libertado em 1990, quando inicia grande mobilização pela igualdade racial no país.
Em 1993 recebe o prêmio Nobel da Paz, e intensifica uma série de articulações políticas que culminaram nas primeiras eleições democráticas e multirraciais da África do Sul, sendo eleito, no ano seguinte o primeiro presidente de seu país.
O seu legado vai muito além do seu país e do tempo em que viveu. Sua figura‘maior do que a vida’ irá pairar sobre o panorama político do continente africano por muito tempo, estimulando novas libertações, bem como sobre a democracia em todo o mundo, estimulando o diálogo e a justiça social.

Como disse o próprio Nelson Mandela: “O que conta na vida não é o fato de termos vivido. É a diferença que fizemos para a vida dos outros”. E Mandela fez uma grande diferença na vida do povo africano e na vida de todos nós, com sua luta, com seu exemplo, com sua vida, que continue viva por muito tempo entre nós. Descanse em paz Mandiba, e que sua luz, seus ensinamentos, iluminem sempre nossos caminhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário