quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Justiça para com os Soldados da Borracha

Confira o vídeo:

Eu acredito que temos aqui a oportunidade de finalmente fazermos justiça aos homens que durante a segunda guerra mundial empregaram seus esforços em uma das frentes mais duras daquele conflito.

Os soldados da borracha lutaram na chamada Campanha do Latex e foram praticamente esquecidos pelo governo e também pela sociedade, como já foi muito bem destacado aqui.
Continuo me sentindo muito triste por ver que os ex-soldados da borracha ainda precisam lutar para verem seus esforços de guerra serem reconhecidos e assim eles terem suas pensões equiparadas às dos Ex-Pracinhas da Força Expedicionária Brasileira, a FEB.

A verdade é uma só: a guerra era mundial, travada também aqui em nossa Amazônia, e os seringueiros lutaram numa frente ainda mais violenta do que a própria guerra na Europa. De quase 60 mil homens enviados para a floresta para extrair o látex, 35 mil morreram em 3 anos. Dos cerca de 25 mil expedicionários que foram enviados para lutar na Itália, menos de 500 foram mortos e dois mil voltaram feridos.

Cito aqui os nomes de bravos homens como José Romão Grande, Antônio Barbosa da Silva, Luiz Barbosa da Silva, José Macieira e Josino Pequeno de Melo, todos seringueiros que lutaram na Campanha do látex, e em respeito aos 60 mil soldados, os que tombaram e os que continuaram suas vidas na Amazônia, eu tenho para mim que os remanescentes e suas viúvas merecem, sim, a equiparação de suas pensões com a pensão dos Ex-pracinhas da FEB. Criar outro tipo de referência para fazer o reajuste da pensão deles é cometer uma injustiça histórica em cima de outras injustiças que já foram cometidas.

Eles foram qualificados por decreto presidencial como militares durante o conflito. Eles trabalharam numa frente da guerra reconhecida por dois governos - brasileiro e norte-americano - e sofreram duramente com isso. Não vejo outra forma de medir, de mensurar o quanto a nação deve remunerar esses homens e suas viúvas e dependentes, se não equiparando-os a quem também lutou na guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário