quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Diligência do Senado inicia vistoria na BR-319

Senador Acir Gurgacz (PDT-RO) lidera expedição da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária pela BR-319

Reunião da Comissão de Agricultura do Senado antes da partida para diligência na BR-319
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal, com a participação de representantes do Ministério dos Transportes (Dnit e EPL), do Ministério do Meio Ambiente (Ibama e ICMBio), e com o apoio do Exército Brasileiro e dos governos do Amazonas e de Rondônia, além de representantes da agricultura, da indústria e do comércio dos dois Estados, fará uma diligência na BR-319, que liga Porto Velho (RO) a Manaus (AM), entre os dias 24 e 27 deste mês. O requerimento para a realização da diligência é de autoria do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que neste domingo, 24/11, realizou uma sessão extraordinária da CRA para marcar a partida da diligência, na região central de Porto Velho.
Cerca de 65 pessoas, em 22 caminhonetes 4x4 participaram da diligência
A rodovia é a única ligação rodoviária dos Estados de Roraima e do Amazonas com Rondônia e com os demais estados do Brasil e está praticamente intransitável. A expedição será realizada em veículos 4x4 com o apoio do Exército Brasileiro. O objetivo da diligência é verificar as atuais condições da BR- 319, acompanhar a execução dos serviços de manutenção da rodovia, bem como os trabalhos para o estudo de impacto ambiental que irão subsidiar o licenciamento ambiental para reconstrução da rodovia.

A RODOVIA - A BR-319 foi construída no final da década de 1960 e inaugurada em 1973, pelo Exército Brasileiro, dentro do contexto de colonização da Amazônia e sua integração ao território nacional. Hoje, encontra-se praticamente intrafegável, já que está abandonada desde a década de 1990.
BR-319 quando estava sendo construída, em 1970. Divisa Amazonas/Rondônia
Um trecho de 204 quilômetros na saída de Manaus, no Amazonas, e outro de 208 quilômetros na saída de Porto Velho, em Rondônia, foram recuperados e pavimentados em 2010. A recuperação do trecho intermediário da BR-319, com a extensão de 405 quilômetros, no chamado 'meião da floresta', foi embargada pelo IBAMA em 2009, mesmo com o projeto de restauração possuindo o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), executado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

 Desde então, muitos estudos de impacto ambiental já foram feitos e refeitos e o licenciamento ambiental da obra não foi emitido pelo Ibama. De acordo com o DNIT, mais R$ 78 milhões já gastos com estudos ambientais, criação de unidades de conservação e intervenções a fim de mitigar impactos ambientais no entorno da rodovia.

O senador Acir Gurgacz lembrou que na inauguração do trecho entre Porto Velho e Humaitá, no dia 24 de março de 2010, a presidente Dilma Rousseff, que na época era ministra-chefe da Casa Civil, prometeu aos rondonienses e amazonenses que eles poderiam ir de automóvel assistir aos jogos da Copa do Mundo de 2014 na Arena da Amazônia, pela BR-319, pois a obra estava no PAC e seria recuperada.

"Ainda tenho esperanças, pelo menos em termos de manutenção, mas vejo que a cada dia é mais difícil que isso ocorra. Por isso, faço um apelo para que todas as forças políticas de Rondônia abracem esta bandeira pela reconstrução da BR-319, para que possamos abrir novos horizontes para nossa economia e garantir o direito sagrado de ir e vir de todos os povos da Amazônia", frisou Acir.
A presidente Dilma Rousseff, na época ministra chefe da Casa Civil , na
inauguração do trecho de 208 quilômetros, entre Porto Velho e Humaitá
Ato de descerramento da placa de inauguração do trecho de 208 quilômetros
da BR-319, entre Porto Velho e Humaitá, no dia 24 de março de 2010

Um comentário:

  1. Somente hoje, 17 Abr 2020 estou vendo essa contravenção. Lei 5.700/71 - Art 31 - III - Usá-la como roupagem, reposteiro, pano de bôca, guarnição de mesa, revestimento de tribuna, ou como cobertura de placas, retratos, painéis ou monumentos a inaugurar;
    LAMENTÁVEL...

    Esperot er colaborado,

    Paulo

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